A gente conta nos dedos os dias para chegar junho e começar as festas juninas! O festejo tão tradicional em nosso país enche as cidades de cor, dança, música, comidas deliciosas e muita alegria.
O casamento faz parte da quadrilha e é um dos pontos altos da festa. Mas já pensou em se casar de verdade aproveitando o tema? É uma oportunidade de fazer uma celebração muito animada, criativa e sem as formalidades ( e os custos) de um casamento tradicional. Curtiu?
Para te inspirar, conversamos com dois casais muito queridos: Ana Paula e o Leonardo, que se casaram a nove anos atrás e a e Flávia e o Alfredo, que se casaram esse mês.
Ana e Leonardo
O ano era 2014, e a Ana e o Leo se casariam apenas no civil, mas as amigas do trabalho da Ana a convenceram que esse momento precisava ser celebrado. Deram a ideia de fazer uma festa, a principio um chá de panela, com o tema junino. O Leonardo comprou a ideia, e o que seria apenas um chá de panela foi transformado em um casamento em um arraiá pra ninguém "botá defeito".
Com a ajuda dos familiares, os noivos passaram dois meses confeccionando toda a decoração, rica em balões, bandeirinhas, fitas e muita chita. A união das famílias, empenhadas na missão, tornou esse momento ainda mais especial.
O local escolhido para a cerimônia foi o Sitio Reserva da Paz, em Esmeraldas, cidade próxima a Belo Horizonte. A celebração foi conduzida por um casal de pastores e a as músicas foram escolhidas pela sobrinha de Ana.
O look escolhido pela noiva foi um belo vestido de quadrilha branco, com detalhes em renda e fitas brancas e um buquê de fuxico de chita. O noivo optou por um blazer xadrez, gravata borboleta e chapéu.
O arraiá ficou lotado e os convidados estavam com os trajes nos "trinques".
O buffet também foi feito pela família e contou com as comidas típicas que todo mundo ama: Caldos, canjiquinha com costelinha, moela com pão, milho cozido, cachorro quente, doce de leite, paçoca, doces caseiros de laranja, abóbora, mamão, pé de moleque, cocada, canjica, bolo de fubá, maçã do amor e a dupla mineiríssima goiabada com queijo.
Ana relembra com muito carinho e emoção desse dia tão especial "Foi uma cerimônia muito linda, muito abençoada, um momento único e maravilhoso. Ficou tudo do jeito que eu queria e foi muito especial. Deus fez tudo de um jeito perfeito e só tenho a agradecer".
Ana e Leo completaram 9 anos de casados dia 14/06 e já são 17 anos juntos. Eles têm duas filhas lindas, Ester de 7 anos e a Sara de 5 anos.
Flávia a Alfredo
Fazer festa junina já era uma tradição familiar quando a Flávia e o Alfredo se conheceram. Todo ano a família se junta para festejar. Com o casamento civil marcado para 16/06/23, veio a ideia de transformar a celebração em casamento de verdade.
"Decidimos fazer a festa com menos de um mês de antecedência. Dessa forma foi bem corrido e contamos com a ajuda das famílias e dos amigos. Cada um ajudou no que podia. A festa foi na casa dos pais do noivo, em Betim, então todos os finais de semana que antecederam o casamento, preparamos a casa dos meus sogros de alguma forma. Meu sogro e meu marido diminuíram o tamanho do galinheiro, depois limpamos o mato que estava na área externa, pintamos as paredes e muros da área externa" conta Flávia.
"Nós também fizemos os arranjos de mesa, as lembranças do casamento, todas as comidas e doces típicos, além da decoração da mesa de doces típicos e de toda a área externa. Os únicos fornecedores foram: o cantor, a decoração da mesa de bolo principal e aluguel das mesas. Todo restante foi feito por amigos e familiares."
Os noivos optaram por fazer a mesa do bolo de uma forma mais tradicional, com " cara" de casamento, mas com toques juninos.
E fizeram também uma mesa separada com todos os doces e guloseimas típicas que só de olhar já nos enche a boca de água.
Foi servido caldo de mandioca, feijão, bobó de camarão, cachorro quente, milho verde cozido, canjica, torresmo e mandioca cozida. Além de quentão, choconhaque, pinga de milho e chopp artesanal, produzido pelo irmão do noivo.
A Flávia usou um lindo vestido de quadrilha branco , com várias rosas aplicadas e fitinhas brancas. Um penteado bem romântico completou o look.
O Alfredo usou a clássica camisa xadrez vermelha, blazer e uma lapela com muitas flores, dando um toque muito especial ao traje.
A cerimônia foi conduzida pela mãe do noivo, que abriu com uma oração e celebrada pela melhor amiga da noiva, que estava presente no dia que o casal se conheceu.
Flávia conta que "Ao final da festa tínhamos uma sensação de satisfação de termos feito cada detalhe. A festa foi leve, descontraída e animada. Os convidados elogiaram muito a comida! Os preparativos foram um capítulo especial do casamento, foi muito divertido poder contar com a ajuda das famílias e amigos, e uma satisfação ao ver a festa pronta, feita por nós."
A Flávia e o Alfredo completaram 6 anos juntos no dia do casamento.
Para quem quer se casar no tema, a Flávia deixa duas dicas importantes:
"Por mais simples que seja o casamento: contrate uma cerimonialista. Foi a única coisa que senti falta. Outra dica, pergunte para os convidados se eles tem decoração junina em casa para emprestar, a maior parte da minha decoração foi emprestada."
Ana e Leo, Flávia e Alfredo, agradecemos por dividir conosco a história desse dia tão lindo e único. Deu pra sentir o amor em cada detalhe do casamento de vocês. Desejamos uma vida longa de amor e muita união!
E ai? gostaram das histórias? Eu vou amar registrar seu casamento junino. Se for casar assim, por favor, ME CHAMAAAA!
Abraços!