Ele é o protagonista da mesa de doces, cheio de significados e beleza: o bolo!
A tradição veio da Roma antiga, onde o bolo se parecia mais com um pão, e era provado primeiramente pelo noivo. Se ele aprovasse, o "bolo" era quebrado sobre a cabeça da noiva, e os convidados recolhiam as migalhas do chão, acreditando que lhes trariam sorte.
Na Inglaterra Medieval, era comum os convidados levarem ao casamento pequenos doces que eram empilhados uns sobre os outros. Se os noivos conseguissem se beijar sobre essa pilha, teriam um casamento fértil e feliz. Acredita-se que essa é a origem do bolo de casamento de vários andares.
Tempos depois surgiram os bolos cobertos de açúcar, e como o açúcar era raro e caro, quanto mais branco o bolo, mais influente era a família do casal.
Atualmente, além de ser a sobremesa mais aguardada da festa, o bolo também ganhou status de decoração, fazendo parte da identidade visual celebração. Os modelos brancos e com cores claras continuam sendo os mais tradicionais, mas agora costumam ser ladeados de muitas flores e folhagens.
Os nakeds e espatulados também ganharam o coração dos noivos, e combinam muito com casamentos diurnos e decorações mais rústicas e descontraídas.
Difícil terminar esse post sem babar na tela!
Existe uma variedade enorme de modelos e sabores, para todos os gostos. Pesquise muito e agende uma degustação para que tudo saia da forma com que sonham.
E conta pra gente, qual será o recheio do seu bolo hein? a gente não conta pra ninguém!!